A posição de ‘lá’ como marcador de negação no PB: um contraste com dados do PE
Resumo
Este trabalho estabelece um contraste entre dados do PB e do PE com base na proposta de Martins (2009) para a descrição da posição de ‘lá’ como marcador de negação, ênfase e imperativo no PE. Este paralelo demonstra que a proposta da autora não contempla dados do PB, que evidenciam mais realizações de ‘lá’, além daquelas tipificadas por Martins (2009). Além disso, a idéia de unificar as diferentes realizações de ‘lá’, em uma mesmaposição (Spec,TP), não faz jus aos diferentes traços funcionais envolvidos em cada realização de ‘lá’, seja na estrutura funcional da sentença, seja na do DP. Em face de tais problemas, adotaremos a teoria dos especificadores funcionais (CINQUE, 1999; LAENZLINGER, 2002) segundo a qual os advérbios checam traços do núcleo de diferentes categorias funcionais. Com base nisto, este trabalho objetiva propor uma outra hipótese descritiva para a posição de ‘lá’ como marcador de negação no PB.
Publicado
2012-04-18
Como Citar
Pereira, B. K. (2012). A posição de ‘lá’ como marcador de negação no PB: um contraste com dados do PE. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 235–260. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/112
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.