Articulação texto-fonte e reformulação parafrástrica em texto de conclusão do curso de Letras

Autores

  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino

Resumo

Neste trabalho, estudamos os tipos de paráfrases utilizados por alunos do curso de Letras, na reformulação de um texto-fonte, em seção de fundamentação teórica de monografias de conclusão de curso, com o intuito maior de entendermos como acontece o processo de reformulação textual na produção desse gênero. Sobre paráfrase, fundamentamonos em Fuchs (1982), Charaudeau e Maingueneau (2006), Fávero et al (2007), Hilgert (2002 2006); e, sobre gêneros, em Bakhtin (2003) e Maingueneau (1998; 2001). Para a análise do corpus constituído de 19 monografias, utilizamos categorias definidas por Hilgert (2002; 2006), a expansão, a condensação, o paralelismo. Os resultados evidenciam o uso mais predominante do paralelismo (69,45% das ocorrências), cuja manifestação caracterizou-se pela repetição léxico-sintática de fragmentos do texto-fonte. Concluímos que a alta incidência
do paralelismo parafrástico mostrou-se como uma indicação de que o aluno ainda não domina os modos de produção e circulação dos gêneros discursivos proferidos na esfera acadêmicocientífica.

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Publicado

2012-04-18

Como Citar

Bernardino, R. A. dos S. (2012). Articulação texto-fonte e reformulação parafrástrica em texto de conclusão do curso de Letras. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 185–210. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/110