LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Folclore Brasileiro, Criança, GêneroResumo
O presente trabalho analisou a percepção na representação do feminino e masculino nas lendas do folclore brasileiro com crianças do 3° ano do primeiro ciclo do ensino fundamental em uma escola pública da Baixada Fluminense localizada no Município de Seropédica do Estado do Rio de Janeiro. Especificamente procurou-se identificar entre personagens masculinos e femininos a percepção da criança nas características e comportamentos socialmente atribuídos às mulheres e aos homens na história. A metodologia baseou-se na contação de histórias, nos desenhos infantis e na mostra de figuras que segundo a visão da criança pudesse representar aquele(a) personagem da lenda contada. A maioria dos resultados apontou para as características de beleza em acordo com o padrão da sociedade do século XXI inspirado no corpo musculoso para homens, e para mulheres cabelos longos. Finalmente, constatou-se que também nas lendas, são reproduzidos padrões sexistas e preenchem tanto o espaço coletivo quanto o particular
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.