Saber dizer e saber fazer da escrita acadêmica: práticas de retextualização em monografias de graduados e especialistas
Resumo
O presente trabalho propõe-se a investigar práticas discursivas de retextualização, focalizando o discurso do outro através de estratégias discursivas de gerenciamento de vozes (discurso direto, indireto), na seção de fundamentação teórica de monografias, produzidas por graduados e especialistas. Para tanto, fundamentamo-nos nos postulados da Lingüística Textual e da Teoria da Enunciação. Subsidiamo-nos em trabalhos de Bakhtin (2004); Authier-Revuz (2004), Matêncio (2002, 2003) e Matêncio e Silva (2003). Nesse sentido, analisamos um corpus constituído por seções de fundamentação teórica de nove monografias degraduação do Curso de Letras e nove monografias do Curso de Especialização em Lingüística Aplicada e Língua Inglesa. De uma maneira geral, evidenciamos uma escrita que se edifica a
partir de uma seqüência de discurso citado em que a voz do aluno/produtor de graduação e especialização surge, poucas vezes e, na maioria das vezes, toma as palavras do outro como suas, prevalecendo a voz do autor/fonte.
Publicado
2012-04-18
Como Citar
Pereira, C. C. (2012). Saber dizer e saber fazer da escrita acadêmica: práticas de retextualização em monografias de graduados e especialistas. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 79–98. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/103
Edição
Seção
Artigos
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