Gêneros textuais: proposta de ensino a partir de HQs
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica de história em quadrinhos (HQs), caracterizando-a como gênero textual. Sendo assim, o texto está dividido em três partes: inicialmente, apresentamos os conceitos de gêneros e de tipos textuais, a partir das concepções de Bakhtin (2003) e segundo as noções de Marcuschi (2008). Na sequência, demonstramos a possibilidade de uma prática pedagógica centrada em uma sequência didática sobre o gênero em evidência, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Mendonça (2002) e Dolz;Noverraz; Scheuwly (2004). Posteriormente, sugerimos umaproposta metodológica a partir da estrutura e das características das HQs como gênero, tendo como base os pressupostos teóricos de Iannone (1994) e Mendonça (2002). Na tentativa de legitimar a prática dos gêneros textuais na escola, optamos por uma narrativa da personagem Do contra, pertencente à Turma da Mônica, do escritor Maurício de Souza. Acreditamos que a presença do gênero HQs nas escolas seja de suma importância, pois reconhecer e utilizar o recurso da quadrinização como ferramenta pedagógica parece impor-se como necessidade em uma época em que a imagem e a palavra associam-se para a produção de sentido nos diversos contextos comunicativos.
Publicado
2012-04-16
Como Citar
Hoffmann, A. E., & Costa, M. U. (2012). Gêneros textuais: proposta de ensino a partir de HQs. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 29–52. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/101
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.