A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente
Resumo
Ao tomar por pressuposto o fato de que o texto materializa o discurso, e ao sustentar que a língua deve ser ensinada no/pelo texto, este artigo discute as especificidades e semelhanças do exercício da autoria não só pelo sujeito-pesquisador, mas, também, pelo sujeito-aluno. Nessa direção, analisa a reconfiguração do saber científico e examina, notadamente, os efeitos de sentido produzidos pela materialidade linguístico-histórica das diferentes versões de livro, com vistas a oferecer alguns procedimentos teórico-metodológicos que, uma vez sustentados pela Análise do Discurso tradicionalmente pecheutiana e incorporados à prática docente nas aulas de Língua Portuguesa, contribuem para o aprimoramento da competência discursiva discente.Publicado
2012-04-16
Como Citar
La Vielle e Silva, A. P. de. (2012). A reformulação do saber científico e o ensino de língua pelo texto: contribuições teórico-metodológicas para o aprimoramento da competência discursiva discente. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 11–28. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/100
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.