NARRATIVAS DE MULHERES CIENTISTAS NA PANDEMIA DA COVID-19: SENTIDOS, VIVÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.147-172

Palavras-chave:

mulheres, ciência, pós-graduação, pandemia, engenharia.

Resumo

O artigo busca investigar os sentidos produzidos nas narrativas de docentes pesquisadoras dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, na área da Engenharia, de uma Universidade pública federal brasileira, com vistas a problematizar as práticas sociais que emergem das vivências dessas cientistas, a partir de entrevistas realizadas com 10 (dez) professoras desses Programas, durante a Pandemia da COVID-19. Ainda, apresenta elementos concernentes ao quantitativo da produção acadêmico-científica dessas professoras, no período citado. Para tanto, procuramos dialogar com os Estudos de Gênero e Ciência e com as Teorias dos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas. A partir das análises realizadas, constatamos que a maioria das docentes que tiveram redes de apoio para a realização das tarefas familiares conseguiram se organizar, individualmente, fazendo com que as atividades realizadas no contexto pandêmico não tivessem interferência decisiva nas suas respectivas produções. Entendemos, dessa forma, que as atividades realizadas no contexto familiar, como os cuidados com os membros da família, imputados à mulher, e a carga mental sofrida, nesse período, conjuntamente às questões profissionais, acabaram por refletir a desigualdade de gênero, sendo premente a busca e a discussão ampla de políticas públicas que possam dar visibilidade aos trabalhos realizados por essas mulheres no meio acadêmico-científico.

Biografia do Autor

Susana da Mata Ramos Geppert, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande-PPGEC- FURG.  Servidora da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE, atuando no campo do “Gênero e Ciência” e dos estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas, tendo como temas os estudos das Mulheres na Ciência e os processos de subjetivação que as constituem. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul– PPgECi- UFRGS. Mestre em Linguística. Graduada em Letras e Graduada em Pedagogia, ambos cursadas na Universidade Federal do Rio Grande- FURG . Especialista em História do Rio Grande do Sul, pela mesma Instituição. http://lattes.cnpq.br/9161964244184502

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Paula Regina Costa Ribeiro - Professora titular  do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Pós-doutora pela Escola de Educação de Coimbra. Editora da Revista Diversidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Geppert, S. da M. R., & Ribeiro, P. R. C. (2024). NARRATIVAS DE MULHERES CIENTISTAS NA PANDEMIA DA COVID-19: SENTIDOS, VIVÊNCIAS E DESAFIOS. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 147–172. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.147-172