NARRATIVAS DE MULHERES CIENTISTAS NA PANDEMIA DA COVID-19: SENTIDOS, VIVÊNCIAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.147-172Palavras-chave:
mulheres, ciência, pós-graduação, pandemia, engenharia.Resumo
O artigo busca investigar os sentidos produzidos nas narrativas de docentes pesquisadoras dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, na área da Engenharia, de uma Universidade pública federal brasileira, com vistas a problematizar as práticas sociais que emergem das vivências dessas cientistas, a partir de entrevistas realizadas com 10 (dez) professoras desses Programas, durante a Pandemia da COVID-19. Ainda, apresenta elementos concernentes ao quantitativo da produção acadêmico-científica dessas professoras, no período citado. Para tanto, procuramos dialogar com os Estudos de Gênero e Ciência e com as Teorias dos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas. A partir das análises realizadas, constatamos que a maioria das docentes que tiveram redes de apoio para a realização das tarefas familiares conseguiram se organizar, individualmente, fazendo com que as atividades realizadas no contexto pandêmico não tivessem interferência decisiva nas suas respectivas produções. Entendemos, dessa forma, que as atividades realizadas no contexto familiar, como os cuidados com os membros da família, imputados à mulher, e a carga mental sofrida, nesse período, conjuntamente às questões profissionais, acabaram por refletir a desigualdade de gênero, sendo premente a busca e a discussão ampla de políticas públicas que possam dar visibilidade aos trabalhos realizados por essas mulheres no meio acadêmico-científico.
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