A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM, COMO PREMISSA AOS CONCEITOS EMERGENTES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Palavras-chave:
Direitos, Indivíduo, Responsabilidade Social Corporativa.Resumo
A evolução dos direitos do homem é conseqüência direta do desenvolvimento da própria sociedade que em um primeiro momento busca garantir dignidade do indivíduo tendo como referência o Estado e contemporaneamente avança ao instituir novos instrumentos tendo como referência adicional a sociedade civil, especificamente no que concerne os vários agentes que fomentam as discussões sobre a Responsabilidade Social Corporativa. . O presente artigo discute estes fenômenos iniciando pelo rompimento da constituição social do homem como indivíduo refém de um conjunto de entes externos/superiores e avança para uma concepção onde o individualismo assume relevância, constituindo as bases conceituais para a constituição de um Estado forte, para um Estado construído da vontade dos indivíduos. Disto também resultam implicações e a ampliação da concepção inicial somente de deveres para uma perspectiva de direitos fundamentais do homem com a transformação de uma sociedade de deveres para uma sociedade de direitos. Esta temática coloca os alicerces para uma discussão mais sociológica do que realmente faz com que a Responsabilidade Social Corporativa seja vista hoje com tanto destaque e procura iniciar uma visão mais técnica de seus fundamentos.
-
Human rights evolution is a direct consequence of societal development, which firstly attempts to guarantee individual dignity, taking the State as reference. Nowadays, human rights advance, and takes civil society as an additional reference, specifically in which concerns some agents who foment discussions on Corporative Social Responsibility. The present article discusses these phenomena, starting by the disruption of the belief on man's social constitution as a hostage to a set of external /superior beings, and advances towards a conception in which individualism assumes relevance, constituting the conceptual base for the construction of a strong State, built on individual will. Some implications result from the latter view, among which a wider conception, which does not rest on duties only, but is wider, implying the perspective of man's basic rights and the transformation of a duties society into a rights one. This places the foundations for a more sociological discussion on what really it is that makes Corporative Social Responsibility be so highly considered today, and it seeks to initiate a more technical vision of its foundations.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Administração de Revista de Administração foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/index.