A PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL SOBRE A COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DO PROCESSO DE SINISTROS MASSIFICADOS E SUA INFLUÊNCIA NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • NAILTON SANTOS MATOS Faculdade de Tecnologia de Barueri
  • ELTON OLIVEIRA SILVA Centro Universitário Adventista de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional. Gestão de Processos. Sinistros Massificados. Administração.

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender se comunicação e o fluxo de informações entre os departamentos podem influenciar nos índices de atendimento e satisfação do cliente em relação à finalização de seu sinistro, segundo a perspectiva da empresa estuda. A abordagem metodológica escolhida foi o Estudo de Caso e dados foram coletados com 10 gestores de uma empresa especializada em gestão de sinistros massificados, através de um questionário com 10 perguntas fechadas. A pesquisa revelou que segundo a visão dos gestores, os problemas mais recorrentes que geram as trocas e reincidências são a baixa qualidade dos reparos e a insatisfação do segurado com o reparo realizado. Além do mais, verificou-se que a comunicação entre os departamentos possa ter influência direta nesses acontecimentos devido ao fato da pesquisa revelar que para a tomada de decisão, os gestores identificam informações imprecisas, com baixa qualidade e sem um tempo hábil para uma melhor análise e resolução do problema.

 

Biografia do Autor

NAILTON SANTOS MATOS, Faculdade de Tecnologia de Barueri

Professor da Faculdade de Tecnologia de Barueri. Graduação em Letras, especialização em Gestão estratégica de Marketing, mestrado em Literatura e crítica literária e doutorado em Educação.

ELTON OLIVEIRA SILVA, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduado em Administração.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

MATOS, N. S., & SILVA, E. O. (2020). A PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL SOBRE A COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DO PROCESSO DE SINISTROS MASSIFICADOS E SUA INFLUÊNCIA NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO. Revista De Administração, 18(32), 117–135. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/3599

Edição

Seção

Artigos