ESTRATÉGIA, INTERNACIONALIZAÇÃO E INOVAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: PARCERIA DOS CENTROS DE PESQUISA, UNIVERSIDADES E EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • FILIPE DE CASTRO QUELHAS UFF

Resumo

Cada vez mais empresa de países emergentes estão se internacionalizando, e no Brasil não é diferente e algumas para atingir a tal propósito contam com parcerias com centros de pesquisas e universidades, para garantir a inovação como diferencial competitivo. A busca pelo mercado internacional requer grandes desafios para as empresas, pois diversos fatores influenciarão na sua estratégia de internacionalização, como cultura, mercado, concorrentes, governo, fornecedores, tecnologia e outros aspectos relacionados com a empresa e país. O domínio ou a facilidade de acesso a um ou mais destes fatores contribuem para que as empresas ganhem vantagens específicas proporcionando competitividade no mercado externo. Ainda que as empresas tenham esses fatores que contribuem para a internacionalização, elas enfrentarão um cenário altamente competitivo, dinâmico e imprevisível. Para concorrer neste mercado, um dos quesitos é que elas busquem uma orientação permanente para a inovação.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Como Citar

QUELHAS, F. D. C. (2019). ESTRATÉGIA, INTERNACIONALIZAÇÃO E INOVAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: PARCERIA DOS CENTROS DE PESQUISA, UNIVERSIDADES E EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista De Administração, 16(29), 34–46. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/3037

Edição

Seção

Artigos