O PROCESSO DE MUDANÇA E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA: O CASO DE UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Guilher Moraes Vargas Faculdade Meridional - IMED
  • Kivian Kohl IMED
  • Patricia Picolotto PPGOP - UFSM
  • Jorge Oneide Sausen PPGA IMED - UNIJUÍ

Palavras-chave:

Mudança Estratégica. Determinismo Ambiental. Voluntarismo. Direct Resarch.

Resumo

O presente estudo descreve o processo de adaptação e mudança estratégica adotada em uma empresa do ramo do agronegócio atuante na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, levando em consideração a influência do determinismo ambiental e a capacidade de escolha estratégica no contexto organizacional. O método utilizado foi o de estudo de caso único, a partir de uma abordagem qualitativa, além disso, a pesquisa teve característica exploratória descritiva. O uso do método longitudinal e histórico, analisando períodos intercalados de tempo, proposto por Pettigrew (1987) foi utilizado para abordar as dimensões de contexto, conteúdo e processo. Além disso, foi utilizada a Direct Resarch (MINTZBERG, 1978) para deixar evidente a evolução das estratégias neste período de tempo determinado, e o modelo de Hrebiniak e Joyce (1985) para identificar o grau de determinismo ambiental e a capacidade de escolha estratégica (voluntarismo) adotado na composição das tomadas de decisões estratégicas do Grupo Syntonia ao longo dos anos desde sua criação. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com dois dos quatro sócios da empresa, com a intenção de absorver o máximo de informação possível, com o mínimo de interrupções, deixando a pesquisa com caráter investigatório. Os resultados da pesquisa foram apresentados em recortes dos diferentes períodos, enfatizando as mudanças organizacionais ocorridas a partir das escolhas estratégicas. Para concluir, cruzou-se as informações oriundas da entrevista com os conceitos abordados na literatura, para identificar o determinismo e voluntarismo presentes nas tomadas de decisões acerca das estratégias, que de certa forma, ocasionaram alguma mudança na organização. 

Biografia do Autor

Guilher Moraes Vargas, Faculdade Meridional - IMED

Professor e Coordenador do curso de Administração - Faculdade Meridional - IMED. Mestre em Administração - IMED. Especialização em Gestão Pública Municipal pela UFSM (2014 - 2015). MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo (2011). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Graduado em Sistema de Informação pela Universidade de Passo Fundo (2005). Atuei como Professor Substituto na UFSM Campus Palmeira das Missões e Professor EaD do curso de Administração Pública - UAB/UFSM entre 2014 e 2016.

Patricia Picolotto, PPGOP - UFSM

Servidora Pública na Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul. Docente da Escola do Serviço Penitenciário (2015/2016). Advogada (2012/2014). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestranda em Gestão de Organizações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria.Pós-Graduanda em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Unyleya.

Jorge Oneide Sausen, PPGA IMED - UNIJUÍ

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1991), Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002) e Pós-Doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (2011). Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação e no Programa de Mestrado em Administração (PPGA) da IMED, em Passo Fundo - RS. Tem experiência na área da Administração, com ênfase na administração estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, mudança e adaptação estratégica organizacional, estratégias competitivas, alinhamento estratégico organizacional, desenvolvimento local e regional, gestão de redes de cooperação e gestão de recursos humanos.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Como Citar

Vargas, G. M., Kohl, K., Picolotto, P., & Sausen, J. O. (2019). O PROCESSO DE MUDANÇA E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA: O CASO DE UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO. Revista De Administração, 16(28), 65–78. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/2891

Edição

Seção

Artigos