CERVEJA ARTESANAL VERSUS COMERCIAIS: UM TESTE CEGO DE DEGUSTAÇÃO NA REGIÃO CARBONÍFERA DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Cerveja artesanal, Pesquisa de marketing, Teste cego de degustaçãoResumo
O mercado de cervejas artesanais tem experimentado forte crescimento no país, oferecendo ampla diversidade de opções para diferentes segmentos, tanto no que se refere à qualidade como ao preço. Neste cenário, este trabalho tem por objetivo identificar a demanda de consumo e aceitação de uma cerveja artesanal na região carbonífera do estado do Rio Grande do Sul. O trabalho consiste de um levantamento com proprietários de bares da região para levantar as marcas mais consumidas. Deste levantamento foram extraídas as três marcas que, juntas, correspondem a 87% do mercado considerado. Estas marcas foram comparadas por meio de um teste cego de degustação a uma cerveja artesanal realizado por 20 avaliadores. Os resultados apontaram maior preferência pela cerveja artesanal, com superioridade em todos os quesitos levantados. De acordo com o levantamento, existe demanda na região para cervejas artesanais, mas a maioria dos avaliadores não estaria disposta a pagar mais do que 25% do preço de mercado por isso.Downloads
Publicado
2017-12-07
Como Citar
Marek, A. P., Bittencourt, H. R., & de Moraes, G. I. (2017). CERVEJA ARTESANAL VERSUS COMERCIAIS: UM TESTE CEGO DE DEGUSTAÇÃO NA REGIÃO CARBONÍFERA DO RIO GRANDE DO SUL. Revista De Administração, 14(26), 54–66. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/2336
Edição
Seção
Artigos
Licença
O trabalho Revista de Administração de Revista de Administração foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/index.