CERVEJA ARTESANAL VERSUS COMERCIAIS: UM TESTE CEGO DE DEGUSTAÇÃO NA REGIÃO CARBONÍFERA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Allan Pires Marek Faculdade de Engenharia, PUCRS, Brasil
  • Helio Radke Bittencourt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-7018-6926
  • Gustavo Inacio de Moraes Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS, Brasil

Palavras-chave:

Cerveja artesanal, Pesquisa de marketing, Teste cego de degustação

Resumo

O mercado de cervejas artesanais tem experimentado forte crescimento no país, oferecendo ampla diversidade de opções para diferentes segmentos, tanto no que se refere à qualidade como ao preço. Neste cenário, este trabalho tem por objetivo identificar a demanda de consumo e aceitação de uma cerveja artesanal na região carbonífera do estado do Rio Grande do Sul. O trabalho consiste de um levantamento com proprietários de bares da região para levantar as marcas mais consumidas. Deste levantamento foram extraídas as três marcas que, juntas, correspondem a 87% do mercado considerado. Estas marcas foram comparadas por meio de um teste cego de degustação a uma cerveja artesanal realizado por 20 avaliadores. Os resultados apontaram maior preferência pela cerveja artesanal, com superioridade em todos os quesitos levantados. De acordo com o levantamento, existe demanda na região para cervejas artesanais, mas a maioria dos avaliadores não estaria disposta a pagar mais do que 25% do preço de mercado por isso.

Biografia do Autor

Helio Radke Bittencourt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estatístico, doutor em Geografia pela UFRGS. Professor de Estatística da Faculdade de Matemática da PUCRS. Trabalha na Assessoria de Planejamento da Reitoria e é membro da CPA/PUCRS. Atua como orientador em diferentes cursos de graduação e pós-graduação da universidade. É revisor de diversos periódicos nacionais (exemplo: Revista Brasileira de Biometria, Ensaios FEE, Estudos em Avaliação Educacional, etc.).

Gustavo Inacio de Moraes, Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS, Brasil

Doutor em Economia Aplicada na ESALQ-USP. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2005) e Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP (1999). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia, economia da defesa e economia dos recursos naturais. Membro do comitê editorial da Revista Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural desde julho de 2012. Autor colaborador do PMBC - Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente professor adjunto da PUCRS e membro permanente do Programa de PG em Economia do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Marek, A. P., Bittencourt, H. R., & de Moraes, G. I. (2017). CERVEJA ARTESANAL VERSUS COMERCIAIS: UM TESTE CEGO DE DEGUSTAÇÃO NA REGIÃO CARBONÍFERA DO RIO GRANDE DO SUL. Revista De Administração, 14(26), 54–66. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/2336

Edição

Seção

Artigos