TECNOLOGIA RFID: UM ESTUDO DE CASO PARA CONTROLE DE ACESSO EM ESCOLAS

Autores

  • Mateus Victorio Zagonel URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen
  • Cristian Cleder Machado URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen
  • Cassiano Mônego URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen

Resumo

Resumo: Atualmente, administradores de escolas possuem dificuldades em monitorar e identificar os alunos que mais faltam ou que chegam atrasados. Essa tarefa se torna árdua quando o número de alunos é elevado. Para aliviar esses problemas, uma das possíveis soluções é o uso de tecnologias que possam auxiliar os administradores em tal controle. Dentre as possíveis tecnologias existentes destaca-se a Identificação por Rádio Frequência (RFID, Radio Frequency Identification). Esta tecnologia tem sido amplamente utilizada para identificação de produtos e controle de acesso de pessoas em ambientes onde o gerenciamento manual torna-se uma tarefa difícil de ser executada. Neste contexto, este trabalho apresenta um sistema para controle de acesso de alunos em escolas utilizando RFID. Uma das características principais é a capacidade de registrar a data e o horário de entrada e saída dos alunos no ambiente escolar sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, os controles de presença efetuados manualmente poderão ser eliminados e dados estatísticos poderão ser gerados para que os administradores possam utilizá-los posteriormente. Os experimentos demostram que é possível identificar horários de chegada dos alunos, bem como identificar alunos faltantes, além de identificar os locais por onde um determinado aluno passou na escola.

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Zagonel, M. V., Machado, C. C., & Mônego, C. (2017). TECNOLOGIA RFID: UM ESTUDO DE CASO PARA CONTROLE DE ACESSO EM ESCOLAS. RECeT - Revista De Engenharia, Computação E Tecnologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/recet/article/view/2247