ANÁLISE DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES DA CIDADE DE RODEIO BONITO/RS – ESTUDO DE CASO
Resumo
Mesmo com o avanço tecnológico, de novas técnicas construtivas e uso de materiais de construção de melhor qualidade, ainda se observa um grande número de edificações apresentando patologias. A partir das patologias identificadas em edificações da cidade de Rodeio Bonito/RS, e dos estudos bibliográficos realizados, esse trabalho buscou abordar os procedimentos para identificação e correção de patologias estruturais, procurando soluções rápidas e viáveis de forma a corrigir os problemas e ampliar a vida útil da edificação. A metodologia utilizada para atingir os objetivos do presente trabalho se baseia em visitas às diferentes edificações realizando relatório fotográfico e levantamento de dados. Com a identificação e seleção dos casos foi possível identificar a causa de cada um deles, sendo que todas as patologias estruturais encontradas nos três casos em estudo surgiram em função do recalque. No Caso 1, em uma obra hospitalar, a ocorrência das patologias se deu por vibrações de máquinas pesadas. No Caso 2, um pavilhão industrial, as patologias se deram pelos efeitos da água no solo e na edificação. Por fim, no Caso 3, uma residência unifamiliar, as patologias se deram em função de um recalque em aterro. Por meio de revisão bibliográfica foi possível propor soluções para as patologias encontradas, em cada um dos casos, sendo que, pelo fato das fissuras serem passivas, optou-se por soluções rápidas e viáveis de correção das mesmas. Portanto, com este estudo foi possível verificar que as patologias estruturais nas edificações são frequentes e complexas, sendo determinada por diversos fatores e fenômenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a esta mostra concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta mostra.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão estendida em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta mostra.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da mostra.