O QUE ELAS DIZEM SOBRE O TRABALHO DE CUIDADO NA PANDEMIA DA COVID-19?

Autores

Palavras-chave:

Mulheres, Trabalho de Cuidado, Trabalho Doméstico, COVID-19,

Resumo

Este artigo propõe analisar o trabalho de cuidado, historicamente atribuído às mulheres, por meio de uma perspectiva situada (HARAWAY, 2009) e interseccional (AKOTIRENE, 2019). Para isso, utilizamos de uma pesquisa de campo em que coletamos narrativas das mulheres acerca das suas vivências na pandemia da COVID-19 a fim de refletir as múltiplas realidades. Para analisar o material relativo ao tema do cuidado presente nas narrativas, fizemos um recorte de dados e utilizamos o método psicanalítico de pesquisa. Dessa forma, propomos evidenciar como o cuidado se apresenta de forma imperativa, naturalizada para as mulheres, afetando significativamente suas experiências no período pandêmico.

Biografia do Autor

  • Roberta Teixeira de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Graduanda de Psicologia da UFRJ e bolsista PIBIC/CNPq.
  • Michelle Rodrigues Simões, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduanda de Psicologia da UFRJ. 

     

  • Fernanda Canavêz, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ.
    Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, Professora do Instituto de Psicologia da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ.

Downloads

Publicado

2025-05-05

Como Citar

de Oliveira, R. T., Simões, M. R., & Canavêz, F. (2025). O QUE ELAS DIZEM SOBRE O TRABALHO DE CUIDADO NA PANDEMIA DA COVID-19?. Revista Psicologia Em Foco, 15(21), 241-261. https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/4294