Participação da Universidade nas intervenções da Clínica Ampliada com a população em situação de rua

Autores

  • ELAINE FERNANDES DA CUNHA MESQUITA Universidade Católica de Goiás
  • Maria do Rosário Silva Resende Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

População de rua, academia, clínica ampliada e SUS.

Resumo

 

Resumo

            O objetivo central desse artigo é trazer um histórico das implicações da Universidade Federal de Goiás nas ações da Clínica Ampliada (SUS) no atendimento à população em situação de rua. Neste processo da análise da historicidade dos fatos, analisaremos, sob a perspectiva de alguns estudiosos da teoria, a importância desta implicação acadêmica enquanto transformadora da realidade, e, em especial, em intervenções intersetoriais que fortalecem a clínica ampliada nos cuidados a esta população. Enfatiza que esta participação é essencial para a legitimação das ações e projetos mais radicais em defesa da população de rua, trazendo os exemplos de atuação nesta clínica. Finalmente demonstra como as intervenções no processo educacional podem preparar o aluno e toda a comunidade acadêmica para atuar nestas situações, indo à raiz dos problemas postos e se implicando na criação de uma realidade menos iníqua.

Palavras chaves: População de rua, academia, clínica ampliada e SUS.

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Resumo

            O objetivo central desse artigo é trazer um histórico das implicações da Universidade Federal de Goiás nas ações da Clínica Ampliada (SUS) no atendimento à população em situação de rua. Neste processo da análise da historicidade dos fatos, analisaremos, sob a perspectiva de alguns estudiosos da teoria, a importância desta implicação acadêmica enquanto transformadora da realidade, e, em especial, em intervenções intersetoriais que fortalecem a clínica ampliada nos cuidados a esta população. Enfatiza que esta participação é essencial para a legitimação das ações e projetos mais radicais em defesa da população de rua, trazendo os exemplos de atuação nesta clínica. Finalmente demonstra como as intervenções no processo educacional podem preparar o aluno e toda a comunidade acadêmica para atuar nestas situações, indo à raiz dos problemas postos e se implicando na criação de uma realidade menos iníqua.

Palavras chaves: População de rua, academia, clínica ampliada e SUS.


 

Biografia do Autor

ELAINE FERNANDES DA CUNHA MESQUITA, Universidade Católica de Goiás

Graduada em Psicologia, especialização em Saúde Mental e Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Goiás

Maria do Rosário Silva Resende, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1984), mestrado em Mestrado Em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás. Atua na graduação do Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFG) do qual é subcoordenadora. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação, desenvolvimento moral, indivíduo e autonomia. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2022-01-15

Como Citar

MESQUITA, E. F. D. C., & Resende, M. do R. S. (2022). Participação da Universidade nas intervenções da Clínica Ampliada com a população em situação de rua. Revista Psicologia Em Foco, 14(20), 45–57. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3956

Edição

Seção

Artigos