Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura

Autores

Palavras-chave:

Planejamento de carreira. Universitários. Avaliação. Orientação profissional.

Resumo

Tem crescido a procura pela orientação de carreira no contexto universitário e expandido o número de serviços em carreira ofertados por instituições de ensino superior. O estudo objetivou analisar os procedimentos de avaliação de intervenções de carreira com universitários, em publicações nacionais e internacionais, dos últimos 10 anos (2010 a 2020), por meio de revisão integrativa. A amostra consistiu por 13 publicações científicas, sendo 10 internacionais e três nacionais. Caracterizou-se como estudo de abordagem qualitativa e delineamento exploratório. Os dados indicaram que a maioria das avaliações de intervenção de carreira envolve resultados; predominância de métodos quantitativos com pré e pós teste e uso de escalas, subescalas, questionários e inventários. Já as publicações de cunho qualitativo envolveram estudos de caso, cujas avaliações aconteceram por meio de depoimentos e relatos escritos pelos clientes, além de questionários e reflexões.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

dos Santos, B., Rodrigues, B., Keller de Moura, G., & Rampazzo, R. M. da S. (2022). Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura. Revista Psicologia Em Foco, 14(20), 128–146. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3830

Edição

Seção

Artigos