ADOECIMENTO PSÍQUICO DO TRABALHA(DOR) DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA

Autores

  • Heloisa Hunhoff URI-FW
  • Cláudia Reis Flores

Resumo

No momento atual, considerado como tecnológico, individualista e “líquido”, nota-se uma constante variação nos processos de relacionamentos socioprofissionais. Neste contexto, pode-se perceber que a figura do professor sofre constantes pressões, tanto sociais quanto profissionais, através da exigência de atualizações, produtividade e resultados satisfatórios. Esta pesquisa de Revisão Integrativa tem como objetivo analisar as bibliografias que fazem referência à Psicodinâmica do Trabalho (PdT), diante das possíveis causas e consequências do adoecimento psíquico do trabalhador (a) docente, buscando compreender o seu contexto de trabalho. Desta forma, será realizada análise do conteúdo de cinco (05) artigos selecionados, das Bases de Dados entre os anos de 2013 a 2019, que, obrigatoriamente, estabelecem relação entre o prazer-sofrimento no contexto docente, os quais nortearam o estudo e correlações com as contribuições da PdT. As pesquisas demonstraram que os vínculos socioprofissionais e o reconhecimento geram prazer no trabalho docente, incentivando na sua permanência em atividade. Por outro lado, há sofrimento laboral decorrente das condições e organização do trabalho, indicando adoecimento e a necessidade de buscar soluções que resgatem o prazer no exercício da profissão do professor.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Hunhoff, H., & Flores, C. R. (2021). ADOECIMENTO PSÍQUICO DO TRABALHA(DOR) DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA. Revista Psicologia Em Foco, 12(17), 45–63. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3774