RESSIGNIFICAÇÃO DA MÁ-FÉ NO SETTING TERAPÊUTICO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA DE JEAN-PAUL SARTRE

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, Fenomenologia-existencial, Má-fé

Resumo

A má-fé é um conceito sartreano que surge perante a angústia no mundo. O sujeito livre em sua constituição ontológica tem sempre que escolher, ele está sempre se fazendo, sempre está por se realizar. Ao optar por não fazer escolhas ele recorre a má-fé, buscando ser a maneira do ser em-si. Através da compreensão da psicanálise existencial sartreana, o indivíduo pode dar-se conta dessa sua liberdade e responsabilidade diante de si e do mundo e compreender que a angústia é a captação dessa liberdade que ele busca fugir. Foi utilizado o método bibliográfico para se realizar a pesquisa de alguns conceitos importantes baseados na fenomenologia sartreana, a fim de se pensar em um atendimento clínico a partir de seus pressupostos.

Biografia do Autor

Alysson da Silva Lopes, Faculdade Unyleya

Psicólogo com formação em Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico-Existencial e Pós-graduando em Problemas Fenomenológicos e Hermenêutica. Áreas de interesse: Filosofia, psicologia, fenomenologia, existencialismo e hermenêutica.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Lopes, A. da S. (2021). RESSIGNIFICAÇÃO DA MÁ-FÉ NO SETTING TERAPÊUTICO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA DE JEAN-PAUL SARTRE. Revista Psicologia Em Foco, 13(19), 61–75. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3669

Edição

Seção

Artigos