ESTILOS PARENTAIS E CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EXTERNALIZANTE NA ESCOLA

Autores

  • Nadja Olsen Universidade do Contestado
  • Martha Caroline Henning Geronasso Universidade do Contestado

Palavras-chave:

Estilos Parentais, Problemas de comportamento, Comportamento infantil.

Resumo

Atualmente vislumbra-se uma demanda considerável de crianças com problemas de comportamento externalizante nas escolas. Considerando a família como sistema fundamental na transmissão de crenças e valores, que influencia diretamente o comportamento da prole, objetivou-se verificar o estilo parental dos pais de crianças com problemas de comportamento externalizante na escola. Assim, o presente artigo foi redigido com base em dados levantados a partir de uma pesquisa de natureza básica e abordagem mista com caráter exploratório, descritivo e explicativo. A coleta de dados foi realizada através do Inventário de Estilos Parentais (GOMIDE, 2011a), e de uma entrevista semiestruturada desenvolvida a partir da revisão literária. Quanto aos resultados no IEP Paterno, 77,7% dos pais da amostra apresentam estilo parental de risco, e 23,3% escores regulares abaixo da média. No IEP Materno, 55,5% das mães possuem estilo parental de risco, 33,4% regular abaixo da média e 11,1% apresentaram escore ótimo. Através da entrevista, foi constatado que as crianças da amostra sofreram punições físicas por vezes sem explicações, medidas corretivas apenas da mãe, broncas repetitivas, pouca conversa, pouca constância nas punições e poucos momentos destinados a brincadeiras e diálogo. Levantando a possibilidade de que nesta amostra em questão haja uma relação entre os problemas de comportamento externalizante apresentado pelas crianças na escola e o estilo parental de seus pais, pois as práticas parentais negativas superam as práticas parentais positivas e a presença de punições físicas mostrou-se ineficiente para extinguir os problemas de comportamento externalizante das mesmas.

Biografia do Autor

Nadja Olsen, Universidade do Contestado

Psicóloga Clínica (CRP: 12/18358), com interesse na relação da família com a educação infantil.

Martha Caroline Henning Geronasso, Universidade do Contestado

Psicóloga (CRP: 12/05041) graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Psicoterapeuta Relacional Sistêmica. Coordenadora do Núcleo de Serviços em Psicologia e Professora da Universidade do Contestado

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Publicado

2022-01-15

Como Citar

Olsen, N., & Geronasso, M. C. H. (2022). ESTILOS PARENTAIS E CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EXTERNALIZANTE NA ESCOLA. Revista Psicologia Em Foco, 14(20), 160–172. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3402

Edição

Seção

Artigos