CUIABÁ ANTES E DEPOIS DA COPA DO MUNDO: CRIANÇAS, NARRATIVAS E SIGNIFICAÇÕES INFANTIS
Palavras-chave:
Crianças. Narrativas. Cidade. Representações sociais.Resumo
O presente trabalho trata-se de um recorte de um estudo de mestrado intitulado “Representações Sociais de Crianças sobre Cuiabá Antes e Depois da Copa do Mundo 2014” e intenta refletir sobre as narrativas de crianças sobre os espaços da cidade considerando as transformações provocadas em função da Copa do Mundo 2014. O estudo ancora-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2011) e estabelece diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010), com estudos sobre espaço e lugar (TUAN, 1983) e com as contribuições de Bruner (1991; 2008) sobre narrativas. Tem-se como sujeitos 40 crianças da rede pública de Cuiabá. O núcleo de significação “a criança denuncia os problemas da cidade” a partir dos indicadores corrupção, infraestrutura urbana, violência e trânsito, expressam conteúdos subjetivos das crianças e demonstram os sentidos e significados construídos a partir de suas vivências em Cuiabá da Copa do Mundo.Downloads
Publicado
2021-12-31
Como Citar
Cunha, J. R. F. (2021). CUIABÁ ANTES E DEPOIS DA COPA DO MUNDO: CRIANÇAS, NARRATIVAS E SIGNIFICAÇÕES INFANTIS. Revista Psicologia Em Foco, 13(18), 73–89. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3249
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.