CUIABÁ ANTES E DEPOIS DA COPA DO MUNDO: CRIANÇAS, NARRATIVAS E SIGNIFICAÇÕES INFANTIS

Autores

  • Jeysson Ricardo Fernandes Cunha Faculdade de Quatro Marcos

Palavras-chave:

Crianças. Narrativas. Cidade. Representações sociais.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um recorte de um estudo de mestrado intitulado “Representações Sociais de Crianças sobre Cuiabá Antes e Depois da Copa do Mundo 2014” e intenta refletir sobre as narrativas de crianças sobre os espaços da cidade considerando as transformações provocadas em função da Copa do Mundo 2014. O estudo ancora-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2011) e estabelece diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010), com estudos sobre espaço e lugar (TUAN, 1983) e com as contribuições de Bruner (1991; 2008) sobre narrativas. Tem-se como sujeitos 40 crianças da rede pública de Cuiabá. O núcleo de significação “a criança denuncia os problemas da cidade” a partir dos indicadores corrupção, infraestrutura urbana, violência e trânsito, expressam conteúdos subjetivos das crianças e demonstram os sentidos e significados construídos a partir de suas vivências em Cuiabá da Copa do Mundo.

Biografia do Autor

Jeysson Ricardo Fernandes Cunha, Faculdade de Quatro Marcos

Psicólogo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do departamento de Psicologia da Faculdade de Quatro Marcos

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Cunha, J. R. F. (2021). CUIABÁ ANTES E DEPOIS DA COPA DO MUNDO: CRIANÇAS, NARRATIVAS E SIGNIFICAÇÕES INFANTIS. Revista Psicologia Em Foco, 13(18), 73–89. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3249

Edição

Seção

Artigos