JOVENS, BEBIDAS ENERGÉTICAS E ÁLCOOL: O QUE OS PAIS PRECISAM SABER?

Autores

  • José Eduardo Marques da Silva URI-FW
  • Mara Lins

Palavras-chave:

Bebidas energéticas. Efeitos das bebidas energéticas. Bebidas energéticas e jovens. Bebidas energéticas e estudantes de ensino médio. Bebidas energéticas e saúde.

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre o aumento do uso de bebidas energéticas (BE) entre os adolescentes. Foi realizada uma revisão da literatura de estudos nacionais e internacionais publicados entre janeiro de 2010 a agosto de 2015, disponíveis online. Foram identificados vários riscos para os jovens que utilizam BE, desde efeitos comportamentais a efeitos fisiológicos como os relacionados aos sistemas cérebro e cardiovascular. Observou-se um crescente aumento do uso de BE e de sua associação com bebidas alcoólicas, sugerindo riscos. Foi identificada uma escassez de estudos nacionais que foquem diretamente no tema. Percebeu-se a insuficiência de regulamentação para o uso, além da importância de uma intervenção de gestores públicos, agentes de saúde, educadores e, em especial os pais ou responsáveis. Estes deveriam ser mais informados e conscientes de suas responsabilidades em torno desse problema.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

da Silva, J. E. M., & Lins, M. (2018). JOVENS, BEBIDAS ENERGÉTICAS E ÁLCOOL: O QUE OS PAIS PRECISAM SABER?. Revista Psicologia Em Foco, 10(15), 49–69. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3228