A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CREAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL NO VALE DO ITAJAÍ/SC

Autores

  • Bianca Cássia dos Santos Campos
  • Isabelli Laís dos Santos
  • João Portes Universidade do Vale do Itajaí- Itajaí-SC

Palavras-chave:

Abuso Sexual. Assistência Social. CREAS. Psicólogo.

Resumo

O objetivo geral deste estudo é compreender as práticas realizadas pelo psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social diante da demanda de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual no Vale do Itajaí. Tem como objetivos específicos: a) Descrever as características da trajetória profissional do psicólogo do CREAS; b) Levantar as principais estratégias de atuação do psicólogo; c) Identificar as principais dificuldades e desafios de trabalho. A pesquisa é qualitativa, do tipo descritivo exploratório, utiliza como instrumento o roteiro semiestrurado de entrevista com sete psicólogos que atuam no CRAS na região do Vale do Itajaí. Os resultados foram analisados através da Análise de Bardin. Identificou-se que as principais vítimas são do sexo feminino e os autores da violência são membros da família. Na metodologia de trabalho a maioria dos psicólogos utiliza materiais lúdicos nas intervenções. Como principal desafio se enfatiza a falta de adesão da família.

Biografia do Autor

João Portes, Universidade do Vale do Itajaí- Itajaí-SC

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Mestre em Psicologia pela UFSC. Docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade do Vale do itajaí.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Campos, B. C. dos S., dos Santos, I. L., & Portes, J. (2019). A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CREAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL NO VALE DO ITAJAÍ/SC. Revista Psicologia Em Foco, 11(16), 2–18. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/2945