GÊNERO E EDUCAÇÃO: MÍDIA IMPRESSA E PRODUÇÃO DO FEMININO E DO MASCULINO

Autores

  • Bruna Sorensen URI-FW
  • Iara Durante
  • Janaína Corso
  • Edinara Michelon Bisognin
  • Eliane Cadoná

Resumo

O objetivo deste trabalho se pauta na denúncia de estereótipos ligados a questões de gênero, e na discussão de como são produzidas no contexto social, por intermédio da mídia impressa, produzindo os sujeitos aos quais se refere. Foram analisados discursos veiculados em um jornal de um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul, que abrange 22 municípios, publicados entre os meses de agosto a dezembro de 2013. Para atender aos objetivos da pesquisa nos pautamos no Construcionismo Social e nas teorias feministas pós-estruturalistas. Os dados foram analisados tendo como base a Análise de Discurso. Com esse estudo, compreendemos a grande importância que a mídia assume na produção e normatização dos conceitos ligados ao feminino e ao masculino. Nesse aspecto, entendemos a importância de problematizarmos essas questões e de permitir que se desenvolvam novos olhares acerca das questões de gênero.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Sorensen, B., Durante, I., Corso, J., Bisognin, E. M., & Cadoná, E. (2017). GÊNERO E EDUCAÇÃO: MÍDIA IMPRESSA E PRODUÇÃO DO FEMININO E DO MASCULINO. Revista Psicologia Em Foco, 9(13), 22–41. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/2941