APRESENTAÇÃO

Autores

  • Eliane Cadoná URI-FW
  • Cláudia Reis Flores
  • Edinara Michelon Bisognin
  • Loren Aita Riss

Resumo

Chegamos ao final de mais uma edição da Revista Psicologia em Foco. Neste momento, apresentamos uma série de artigos que problematizam o campo das relações humanas. As propostas destes estudos estão atreladas aos objetivos da nossa revista, que compreendem que o conhecimento acadêmico precisa estar a serviço da comunidade, propondo discussões que possam repercutir na promoção de saúde das pessoas que se beneficiam dos serviços ofertados pela ciência psicológica.

O primeiro artigo, de Lucas Carvalho Peto, discute o conceito de perversão em meio à scientia sexualis do século XIX e da psychothia sexualis de Krafft-Ebing. Em seu trabalho, o autor também contextualiza a configuração político-econômica da Europa nos séculos XVIII e XIX e, na sequência, coloca em análise as bases epistemológicas que embasam o discurso biomédico do século XIX.

O segundo artigo, das autoras Suliana da Silva e Marucia Patta Bardagi, discute sobre intervenções de carreira no Ensino Superior da grande Florianópolis. Trata-se de um levantamento sobre os serviços de carreira prestados nessas instituições, por meio da análise de sites e do contato com os responsáveis por elas. Neste estudo, as autoras ressaltam a importância da ampliação de tais serviços e criação de registros e avaliação de atividades.

O próximo artigo, dos autores Valéria Paludo Bressan e Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, apresenta um estudo das consequências da alienação parental, por intermédio da análise do documentário “A morte inventada”. Com um delineamento documental, a referida pesquisa evidencia a importância dos/as profissionais que atuam em meio a essa temática estarem familiarizados com ela, bem como a necessidade de se pensar no cuidado com a infância em meio a esse cenário.

O quarto artigo desta edição, da autora Sâmid Danielle Costa de Oliveira Alves, apresenta uma revisão integrativa que discorre sobre as competências para a atuação clínica do psicoterapeuta cognitivo-comportamental. A autora aponta, em meio a essas competências evidenciadas no estudo, a importância de seu desenvolvimento para o benefício do/a usuário/a deste serviço.

O último artigo dessa edição foi escrito pelos autores Priscila Sardi Cerutti eTomas Camargo Duarte. Trata-se de uma discussão sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, com foco no tratamento cognitivo comportamental através da Terapia Comportamental Dialética (TCD). Em meio a esta revisão integrativa, os autores apontam a necessidade da pessoa diagnosticada receber tratamento profissional adequado, atitude esta aliada à educação da família em prol da qualidade de vida do/a paciente, trabalho este que deve ser interdisciplinar e envolver todos/as os membros no processo.

Esperamos que as produções aqui apresentadas possam inspirar práticas humanizadas e alinhadas aos princípios preconizados pelo código de ética profissional do/a psicólogo/a. A todas e a todos, uma ótima leitura.

 

Cláudia Reis Flores

Edinara Michelon Bisognin

Eliane Cadoná

Loren Aita Riss

Editoras

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Cadoná, E., Flores, C. R., Bisognin, E. M., & Riss, L. A. (2016). APRESENTAÇÃO. Revista Psicologia Em Foco, 8(12), 1–2. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/2460

Edição

Seção

Apresentação