DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO

Autores

  • Thanise Pereira Sprada URI-FW
  • Francine Cristine Garghetti

Resumo

Crescem os encaminhamentos de crianças com queixas escolares e de dificuldades de aprendizagem para atendimento psicológico. Esse artigo relata uma investigação realizada nesse contexto, objetivando contribuir na identificação do fluxo e das consequências no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Foi adotada uma abordagem quanti-qualitativa, com delineamento exploratório, descritivo e de levantamento de dados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores da rede publica em séries iniciais, dois pais/responsáveis com filhos em tratamento psicológico, e um profissional da Psicologia atuante nesta área. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e consulta documental. Como resultado identificou-se a importância do diagnóstico, que em função da demanda e estrutura da rede nem sempre é identificado, bem como a necessidade de esclarecimento aos pais sobre a importância de um tratamento adequado, e a necessidade de integração entre professores, pais e profissionais, garantindo a real inclusão.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Sprada, T. P., & Garghetti, F. C. (2016). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO. Revista Psicologia Em Foco, 8(11), 15–35. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/2455