ANÁLISE DE TRAÇOS E CONTEÚDOS ESTEREOTÍPICOS DE UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS NEGRAS

Autores

  • Saulo Santos Menezes de Almeida

Resumo

Os estereótipos existem como estrutura cognitiva e representam traços ou conteúdos vistos como características de grupos sociais ou de membros individuais deste grupo. Foram investigadas 58 crianças de escolas públicas do interior da Bahia e Sergipe com idade entre 08 e 11 anos. As crianças foram convidadas a se autoclassificarem quanto a sua cor de pele, e à expor seus pensamentos acerca da associação de traços e conteúdos estereotípicos relativos a beleza, riqueza, inteligência, bondade, contato e proximidade frente aos alvos de uma criança negra e outra branca. Os resultados mostraram que as crianças negras não apresentam uma preferência significativa pelo alvo branco e nem associam conteúdos estereotípicos mais valorizados socialmente à cor de pele “branca”, com exceção do traço relativo à riqueza, onde o negro é constatado como pobre, numa identificação que foge à desvalorização social e do preconceito.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

de Almeida, S. S. M. (2016). ANÁLISE DE TRAÇOS E CONTEÚDOS ESTEREOTÍPICOS DE UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS NEGRAS. Revista Psicologia Em Foco, 8(11), 3–14. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/2454