ANÁLISE DE TRAÇOS E CONTEÚDOS ESTEREOTÍPICOS DE UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS NEGRAS
Resumo
Os estereótipos existem como estrutura cognitiva e representam traços ou conteúdos vistos como características de grupos sociais ou de membros individuais deste grupo. Foram investigadas 58 crianças de escolas públicas do interior da Bahia e Sergipe com idade entre 08 e 11 anos. As crianças foram convidadas a se autoclassificarem quanto a sua cor de pele, e à expor seus pensamentos acerca da associação de traços e conteúdos estereotípicos relativos a beleza, riqueza, inteligência, bondade, contato e proximidade frente aos alvos de uma criança negra e outra branca. Os resultados mostraram que as crianças negras não apresentam uma preferência significativa pelo alvo branco e nem associam conteúdos estereotípicos mais valorizados socialmente à cor de pele “branca”, com exceção do traço relativo à riqueza, onde o negro é constatado como pobre, numa identificação que foge à desvalorização social e do preconceito.
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