LUDOTERAPIA DURANTE O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Camila Del Pino Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Campus Gravataí
  • Vinicius Tonollier Pereira Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Campus Gravataí

Resumo

Diante de uma doença, as crianças apresentam mudanças no contexto global do funcionamento orgânico e psicológico. Os estudos acerca do brincar apontam a importância desse recurso para estimular as funções cognitivas e desenvolver habilidades nas crianças. Este trabalho objetiva, mediante revisão integrativa de literatura, caracterizar os benefícios da ludoterapia e do brincar na vida da criança com câncer durante o tratamento. As buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas da BVS, Scielo, Pepsic e Lilacs. De modo geral, os resultados mostraram que as estratégias lúdicas durante a hospitalização promovem a melhora do humor, reduzem a ansiedade e o choro, levando à melhora em relação ao enfrentamento da doença.

Biografia do Autor

Vinicius Tonollier Pereira, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Campus Gravataí

Graduação em Psicologia (ULBRA, Mestrado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS)

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Del Pino, C., & Pereira, V. T. (2017). LUDOTERAPIA DURANTE O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Psicologia Em Foco, 9(14), 26–44. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/2132