APRESENTAÇÃO
Resumo
APRESENTAÇÃO
Estudo sem pensamento é trabalho perdido,
pensamento sem estudo é perigoso.
Confúcio
Chegamos ao volume sete, número nove da Revista Psicologia em Foco. Primando por uma ciência problematizadora e comprometida com temáticas contemporâneas, trazemos, nesta edição, cinco artigos inéditos, frutos de investigações realizadas nos mais diferentes cenários do nosso Brasil. Inspiradas nas palavras de Confúcio, compreendemos que o exercício da pesquisa é parte de um fazer profissional comprometido, posicionado ética e politicamente a serviço das pessoas. E é em função dessa crença que, a cada nova publicação desta revista, primamos pela disseminação do conhecimento, com fins de compartilhar produções científicas relacionadas às demandas das sociedades contemporâneas.
Na ideia de inspirar pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e estudantes em suas práticas diárias, apresentamos, em um primeiro momento, o artigo de autoria de Loiva dos Santos Leite, Marco Antonio Pires de Oliveira e Helena Scarparo, intitulado “Programa de volta para casa na cidade de Porto Alegre: fortalecimento e tessitura de vínculos no meio social”. Neste artigo, as autoras e o autor avaliam, junto a usuários e usuárias desse serviço, o impacto do referido programa, instituído pelo Ministério da Saúde em 2003.
Na sequência, apresentamos o artigo “Grupos Operativos com Agentes Comunitários de Saúde: contribuições da Psicologia na Atenção Básica”, escrito porPamela Staliano e Angela Elizabeth Lapa Coêlho. Nele, as autoras descrevem uma proposta de Grupo Operativo, na ideia de discutir o trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde, com fins de identificar a maneira como os/as Agentes Comunitários/as de Saúde lidam com as dificuldades que se apresentam em seu cotidiano.
O próximo artigo apresentado nesta edição intitula-se “Percursos da construção da identidade de jovens adultos homossexuais”, de autoria de Érico Douglas Vieira e Lorena Assis Peres. Trata-se de um relato de pesquisa qualitativa que apresenta uma investigação a respeito das vivências na construção identitária de jovens adultos homossexuais.
O quarto artigo, do autor Bruno Ricardo Trindade Conceição e das autoras Cintia Ribeiro Martins e Renata Bastos Freitas, com título “O ciúme romântico entre gêneros: uma visão Sociopsicológica” apresenta um estudo que objetivou analisar o ciúme românticoexperienciado entre gêneros, masculino e feminino. Por intermédio de uma pesquisa de campo, utilizando-se de um questionário sociodemográfico e do Inventário de Ciúme Romântico, o autor e as autoras contribuem com o campo científico ao apresentarem uma pesquisa cujo temaainda é pouco investigado.
O último artigo apresentado, desenvolvido por Eraldo Carlos Batistae Dayane Fernandes Ferreira intitula-se “A música como instrumento de reinserção social na saúde mental: um relato de experiência”. Nele, o autor e a autora relatam a experiência da realização de atividades artísticas e musicais em oficinas de música com usuários/as de um CAPS no município de Rolim de Moura – RO, por intermédio do Projeto de Extensão denominado “Quem canta seus males espanta: música, saúde mental e cidadania”.
Esperamos que as leituras a seguir proporcionem às nossas e aos nossos leitores reflexões comprometidas com a sociedade, na ideia de promover saúde, autonomia e práticas de cuidado onde quer que se necessite. A todas e a todos, uma excelente leitura!
Eliane Cadoná
Editora-Chefe
Cláudia Reis Flores
Edinara Michelon Bisognin
Loren Aita Riss
Editoras
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.