Programa de Volta para Casa na cidade de Porto Alegre: fortalecimento e tessitura de vínculos no meio social

Autores

  • Loiva dos Santos Leite PUCRS Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS)
  • Marco Antonio Pires de Oliveira Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS)
  • Helena Scarparo

Palavras-chave:

Programa de Volta para Casa. Desinstitucionalização. Saúde Mental. Inclusão Social.

Resumo

O Programa de Volta Para Casa (PVC), instituído no ano de 2003 pelo Ministério da Saúde, concede um benefício mensal a usuários institucionalizados por dois anos ou mais em hospitais psiquiátricos ou de custódia, após a saída da instituição. Esse Programa se insere no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira através da qual se busca inclusão social com a redução das desigualdades e garantia de direitos. Com objetivo de avaliar o impacto do PVC nas condições de vida pessoas, no ano de 2013, realizamos um levantamento através de entrevistas estruturadas com 102 usuários, com questões relativas a renda, moradia, autonomia, condições de saúde e vínculos. Constatamos que a maior parte deles utiliza o recurso para manutenção das despesas diárias, evidenciando que o Programa tem contribuído como um fator de fortalecimento e tessitura de vínculos do usuário no meio social.

Biografia do Autor

Loiva dos Santos Leite, PUCRS Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS)

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia Social PUCRS. Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre/RS.

Marco Antonio Pires de Oliveira, Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS)

Graduado em Ciências Sociais UFRGS. Assessor Técnico da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre/RS.

Helena Scarparo

Psicóloga. Mestre em Educação. Doutora em Psicologia PUCRS. Integra a Rede Iberoamericana de Pesquisadores da História da Psicologia e o Grupo de Trabalho de História da Psicologia da ANPEPP

Downloads

Publicado

2015-07-11

Como Citar

Leite, L. dos S., Pires de Oliveira, M. A., & Scarparo, H. (2015). Programa de Volta para Casa na cidade de Porto Alegre: fortalecimento e tessitura de vínculos no meio social. Revista Psicologia Em Foco, 7(9), 3–15. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/1661

Edição

Seção

Artigos