O PSICÓLOGO NO CRAS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Karin Kelly Massinhani Von Dentz
  • Eva Lúcia da Costa Oliveira

Resumo

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) traz mudanças conceituais e metodológicas. Entre as inovações, estão os centros de referência com equipes ampliadas, que contam com a participação de psicólogos. Por tratar-se de um novo espaço de trabalho torna-se necessária a construção de novas referências de atuação. A presente pesquisa propõe-se a fornecer subsídios para a reflexão oferecendo-se como espaço de crescimento e formação como preconiza o SUAS. Para isso, foram realizadas cinco entrevistas com psicólogos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região do Extremo Oeste Catarinense. As entrevistas tiveram questões abertas, coletas e organizadas de forma qualitativa, com base na corrente epistemológica da fenomenologia. Foi possível observar que a atuação do psicólogo no CRAS perpassa por questões como formação, identidade profissional e trabalho interdisciplinar. Nesse contexto, permanece para o psicólogo o desafio de aprender e reaprender e assim ressignificar seu papel na sociedade.

Biografia do Autor

Karin Kelly Massinhani Von Dentz

Psicóloga, Pós-graduada em Saúde Coletiva: com ênfase em Saúde Mental e pela Universidade do Oeste de Santa Catarina Câmpus de São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Von Dentz, K. K. M., & Oliveira, E. L. da C. (2013). O PSICÓLOGO NO CRAS: UMA NOVA EXPERIÊNCIA. Revista Psicologia Em Foco, 5(5), p. 82–100. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/1103

Edição

Seção

Artigos