A LITERATURA DA SHOAH NO BRASIL COMO LITERATURA DE RESISTÊNCIA: NOTAS SOBRE QUERO VIVER... MEMÓRIAS DE UM EX-MORTO, DE JOSEPH NICHTHAUSER
Palabras clave:
Literatura Brasileira, Literatura da Shoah, Resistência, Joseph Nichthauser, Guerra.Resumen
Este trabalho analisa a obra Quero viver... memórias de um ex-morto (1972), do judeu brasileiro Joseph Nichthauser, procurando destacar aspectos que permitem classificá-la como literatura de resistência. Como prisioneiro em diversos campos de concentração na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, Nichthauser narra suas memórias, enfatizando o extremo grau de humilhação por que passaram os judeus e outros grupos marginalizados. Valendo-se de elementos temáticos e formais específicos, o autor escreve um livro cujo teor é de resistências às várias opressões vividas no passado, mas que ajudam a pensar o presente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.