A OBRA NOTRE-DAME DE PARIS E SUA ADAPTAÇÃO LITERÁRIA PARA CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL
Palabras clave:
Adaptação literária, O corcunda de Notre-Dame, Literatura infantojuvenilResumen
Considerado pela crítica literária um romance histórico e de tese, Notre-Dame de Paris (1831) contribuiu para a consagração de Victor Hugo no cenário literário ocidental e, por consequência, sua obra tem sido lida por gerações sucessivas de leitores. Em vista disto, este trabalho busca evidenciar os artifícios adotados no sentido de aproximar esse romance do público infantojuvenil brasileiro a partir da análise de O corcunda de Notre-Dame (1997). Acredita-se que refletir sobre a maneira como a obra de Victor Hugo chega ao público brasileiro é uma atividade relevante, pois, através de adaptações, seja literária ou fílmica, muitos leitores têm o primeiro acesso, e talvez o único, aos romances do escritor. Por esse motivo, buscou-se evidenciar aspectos relativos às estruturas formais da narrativa, tratamento dado ao enredo e temas de Notre-Dame de Paris, adotados com o intuito de torná-la mais atrativa aos olhos das crianças e dos jovens brasileiros. Palavras-Chave: Adaptação literária. O corcunda de Notre-Dame. Literatura infantojuvenil.Descargas
Publicado
2015-02-20
Cómo citar
Feitosa, L. S., & Carvalho, D. B. A. (2015). A OBRA NOTRE-DAME DE PARIS E SUA ADAPTAÇÃO LITERÁRIA PARA CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL. Revista Literatura Em Debate, 8(14), 62–85. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1445
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.