REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS E ORAIS DE NGUNGUNHANE EM UALALAPI (1987), DE UNGULANI BA KA KHOSA.
Palabras clave:
Literatura moçambicana, Ualalapi, metaficção historiográfica e imagemResumen
A finalidade do artigo é contrapor os diversos aspectos da saga de Ngungunhane (c. 1850-1906), o último rei de Gaza, protagonista de Ualalapi (1987), do moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, durante seu violento reinado (1884-1895), que estava sendo desafiado pelos portugueses, aflitos com o interesse geoestratégico da Grã-Bretanha. O artigo se justifica, pois Ungulani escreveu o romance para questionar a ideologia do governo da FRELIMO, que tentou unificar o país em torno da representação mítica do rei (1985), o qual foi subjugado pelos portugueses e morreu no exílio, nos Açores, se esquecendo que ele era um invasor das terras no sul de Moçambique. No artigo baseado na teoria da “metaficção historiográfica” (Hutcheon) e da imagem (Burke) se conclui, que no contexto pós-colonial de Moçambique um texto literário, como Ualalapi, pode servir de referencial para a reflexão crítica sobre o processo de construção de um herói efetivado pelo governo de Machel.
Palavras-chave: Literatura moçambicana; Ualalapi; metaficção historiográfica e imagem.
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