DAS MURALHAS: UM PROCESSO ADAPTATIVO
Keywords:
Adaptação. Hipotexto literário. Hipertexto televisivo.Abstract
O processo adaptativo nasce da intersecção entre as diversas línguas e linguagens, do diálogo entre os seus códigos. Adaptar é uma prática entre textos que amplia a obra origi-nal. A partir dela, criam-se objetos estéticos novos, independentes e autônomos, fiéis ou não ao texto de partida. A Literatura e a TV, ambos textos narrativos, apesar de possuírem poéti-cas específicas, mantêm-se numa relação simbiótica constante. A TV, contemporaneamente, influencia a Literatura e esta, por sua vez, é fonte de inspiração da teleficção, principalmente quando se trata do gênero televisivo não-unitário, conhecido como minissérie. Em nosso tra-balho, à luz da teoria da passagem do hipotexto literário para o hipertexto televisivo defendido por Yannick Mouren, apresentaremos quais foram os recursos adaptativos utilizados na trans-posição da cena do parto da personagem Isabel da obra literária A muralha, para a cena do parto da personagem Isabel da versão televisiva.
DE LAS MURALLAS: UM PROCESO ADAPTATIVO
El proceso adaptativo nace entre las diversas lenguas y lenguajes, del diálogo entre sus códigos. Adaptar es una práctica entre textos que agranda la obra original creando objetos estéticos nuevos, independientes y autónomos, fieles o no al texto de partida. La lite-ratura y la televisión, ambos textos narrativos, a pesar de que poseen poéticas específicas, se mantienen en una relación simbiótica constante. La TV, contemporáneamente, influencia la Literatura y ésta, a la vez, es fuente de inspiración de la teleficción, principalmente del género televisivo no-unitario, conocido como miniserie. En nuestro trabajo, a la luz de la teoría del pasaje del hipotexto literario al hipertexto televisivo propuesto por Yannick Mouren, presen-taremos cuáles fueron los recursos adaptativos utilizados en la transposición de la escena del parto del personaje Isabel, de la obra literaria La Muralla, a la escena del parto del personaje Isabel de la versión televisiva.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.