UM CALEIDOSCÓPIO DE BARATAS: A NARRATIVA ESPECULAR DE CLARICE LISPECTOR
Palavras-chave:
Autotextualidade. Mise en abyme. Clarice Lispector.Resumo
A realização estética da obra de Clarice Lispector (1920-1977) manifesta-se no campo da sensibilidade, captando as formas, os ritmos e suas pulsões, oferecendo ao leitor toda rede de relações do espaço da ficção. É o caso dos textos “Meio cômico, mas eficaz”, “Receita de assassinato (de baratas)”, “A quinta história” e A paixão segundo G.H. Em tais obras, a intersecção en abyme intervém na rede de relações do texto, de modo a assinalar um intrigante jogo narrativo especular. Em linhas gerais, este artigo visa a discussão e análise de procedimentos intratextuais nas narrativas mencionadas, recorrendo a instrumentais teóricos que iluminam o tema, tais como as teorizações de Gérard Genette (1982), Lucien Dällenbach (1979), Laurent Jenny (1979), Giovanni Battista Tomassini (1990), entre outros. Assim, por meio da reduplicação das imagens das baratas, Clarice Lispector apresenta um intrigante no-velo narrativo em que escrever equivale a procurar.
A KALEIDOSCOPE OF COCKROACHES: CLARICE LISPECTOR’S SPECULATE NARRATIVE
The aesthetic realization of Clarice Lispector’s work (1920-1977) manifests itself in the field of sensibility, capturing the shapes, rhythms, and its pulsating, offering the reader the whole network of relations of space fiction. This is the case of the texts “Half com-ical but effective”, “Recipe of murder (of cockroaches)”, “The fifth story” and The passion according to G.H. In these works, the intersection en abyme intervenes in the relationship network of the text in order to point out an intriguing game narrative speculate. In general, this article aims at discussing and analyzing intratextual procedures mentioned in the narra-tives, using theoretical frameworks that illuminate the theme, such as the theories of Gérard Genette (1982), Lucien Dällenbach (1979), Laurent Jenny (1979), Giovanni Battista To-massini (1990), among others. Thus, through the reduplication of images of cockroaches, Clarice Lispector presents an intriguing narrative skein in writing that equates to look.
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