O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA

Autores

  • Andréia da Cunha Malheiros Santana UEL
  • Maria da Conceição Coelho Ferreira Universidade Lumière

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.148-167

Palavras-chave:

Livro didático, Leitura, Literatura, França, Brasil.

Resumo

Este artigo analisa como a leitura é trabalhada em dois livros didáticos, um brasileiro e o outro francês. O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso (Yin, 2010). A fundamentação teórica articula diferentes campos do saber como a legislação educacional, o livro didático e o ensino de leitura. Como resultado, foi possível identificar semelhanças e diferenças nos dois materiais didáticos, ambos foram elaborados a partir da pedagogia das competências e estão articulados à legislação vigente de seus países. Como principais pontos de divergência, o livro didático francês trabalha a leitura a partir da literatura clássica e da filosofia humanista, muitos textos são trabalhados na íntegra e com inúmeras atividades propostas, majoritariamente oriundas de um ensino tradicional. O livro didático brasileiro não trabalha com a literatura clássica, prioriza textos de diferentes campos de atuação, a maioria dos textos é fragmento do original e oriunda da esfera cotidiana.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Santana, A. da C. M., & Ferreira, M. da C. C. (2023). O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA. Revista Literatura Em Debate, 18(32), 148–167. https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.148-167