LEITURA DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Leitura Literária. Formação de Leitores. Ensino Fundamental. Machado de Assis, Dalton Trevisan.Resumo
A leitura do texto literário canônico ainda é uma prática de difícil implementação nas escolas da educação básica, seja pela falta de acervo, seja pelas ausência de práticas de mediação. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de formação de leitores voltada para estudantes do 9o ano, centrando-se na exposição de práticas relativas a dois contos: “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, e “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan. A partir dos resultados do projeto, realiza-se uma análise dos efeitos que a mediação pode produzir na formação de leitores mais críticos e conscientes, habilitados a melhor aproveitar o potencial criativo e reflexivo oferecido pela literatura canônica. A proposta de mediação e a análise de seus resultados baseiam-se, primordialmente, em estudos realizados por Jouve (2013), Rouxel (2013), Colomer (2007) e Andruetto (2017).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.