SOB O SIGNO DA VIOLÊNCIA: O PERCURSO DE SENTIDO EM “O MENINO EM FUGA”, DE ANATOLE RAMOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.106-119Palavras-chave:
Semiótica, Análise semiolinguística, O menino em fuga, Anatole Ramos.Resumo
Fundamentados na proposta metodológica do percurso gerativo de sentido de Greimas (1966; 1975; 2011; 2017), este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise semiolinguística do conto “O menino em fuga”, de Anatole Ramos. Apresentamos, inicialmente, uma breve abordagem da teoria greimasiana, seus conceitos e instrumentos de análise. Em seguida, examinamos os três níveis do percurso gerativo: fundamental, narrativo e discursivo a fim de evidenciarmos seu processo de significação. Como resultado, o conto analisado deixa evidente sua narratividade sob o signo da violência, ou seja, do que leva o menino a fugir. Além disso, o conto apresenta uma importante oposição semântica opressão vs. liberdade, cuja tematização e figuratização perpassam todo a narrativa, o que também nos remete à fenomenologia da finitude por meio da presença de imagens simbólicas que alimentam o imaginário do medo, sendo esta parte da dimensão mítica do texto literário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.