HISTÓRIAS PARA INCOMODAR OS DA CASA-GRANDE: A CRIANÇA E O ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Cláudia Maira de Oliveira
  • Denise Almeida Silva

Resumo

Este artigo enfoca sete contos de Conceição Evaristo cujos protagonistas são crianças e adolescentes em situação de risco. Tomando como mote a conclamação, em “Da grafia-desenho de minha mãe”,  a uma prática resistente, que vise desacomodar as consciências da hegemonia indiferente com respeito a práticas excludentes, o artigo situa os contos em estudo  no contexto da literatura brasileira contemporânea protagonizada por crianças e adolescentes, estuda a construção dos protagonistas dos contos e analisa em detalhe “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos” e “Di Lixão”. Verifica-se como, temática e formalmente, os contos associam-se a uma perspectiva de resistência. Mesmo a despeito de posição marginal, as personagens assumem posição de sujeito, revertendo expectativas históricas sobre os que deveriam se limitar à obediência aos senhores da casa-grande.  Embasamento teórico é buscado, sobretudo, no pensamento de Abramovay (2002), Candido (1965, 1970) e Evaristo (2007, 2010).

Biografia do Autor

Denise Almeida Silva

Dr. em Letras, docente no Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Email: dasilva@uri.edu.br

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Oliveira, C. M. de, & Silva, D. A. (2018). HISTÓRIAS PARA INCOMODAR OS DA CASA-GRANDE: A CRIANÇA E O ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista Literatura Em Debate, 12(23), 229–250. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3216