HAMLET NO CINEMA: POR UMA HISTORIOGRAFIA CRÍTICA DAS PRINCIPAIS ADAPTAÇÕES

Autores

  • Marcel Alvaro de Amorim Instituto Federal do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Hamlet, William Shakespeare, Adaptação, Fortuna Crítica.

Resumo

Considerando as adaptações para o cinema do texto dramático Hamlet, de William Shakespeare, como parte da fortuna crítica desse drama elisabetano, este artigo tem por objetivo apresentar uma historiografia crítica da peça no cinema mundial, procurando verificar de que forma os textos fílmicos construídos ao longo dos últimos 117 (cento e dezessete) anos têm reconstruído a história do príncipe dinamarquês em uma nova mídia, em novos contextos socioculturais. Ademais, também é objetivo do texto compreender de que modo os chamados grande filmes shakespearianos dialogam, em algum nível, com a crítica literária da peça Hamlet.

Biografia do Autor

Marcel Alvaro de Amorim, Instituto Federal do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ – e docente Permanente da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros sob supervisão do Prof. Dr. Vinicius Mariano de Carvalho do Brazil Institute – King’s College London – UK.

Downloads

Publicado

2017-01-09

Como Citar

de Amorim, M. A. (2017). HAMLET NO CINEMA: POR UMA HISTORIOGRAFIA CRÍTICA DAS PRINCIPAIS ADAPTAÇÕES. Revista Literatura Em Debate, 10(19), 109–129. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2377

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE