MARINA COLASANTI E OS CONTOS DE FADA NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Fernando de Moraes Gebra Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tatiara Ferranti

Palavras-chave:

Marina Colasanti, Identidade, Duplo

Resumo

O presente artigo objetiva verificar os mecanismos de construção de identidades relacionados ao desdobramento de personalidades encontrados no conto “À procura de um reflexo” (1982), de Marina Colasanti, que apresenta uma estrutura narrativo-discursiva próxima do bildungsroman. No conto estudado, a personagem principal precisa realizar uma travessia ritualística pelos espaços de uma caverna cheia de espelhos, passando a se conhecer pelo confronto com o desconhecido, representado pela Dama dos Espelhos, entendido aqui como o duplo da protagonista. A teoria do duplo, proposta por Sigmund Freud, Otto Rank e Clément Rosset costuma relacionar a noção de desdobramento psíquico com o amor à própria personalidade. Assim, o mito de Narciso pode ser relido de distintas maneiras na literatura infanto-juvenil da pós-modernidade. No caso específico da produção literária de Marina Colasanti, a reelaboração de uma tradição oral dos contos de fada ocorre por meio da inserção de problemáticas pós-modernas, como a crise das identidades.

Biografia do Autor

Fernando de Moraes Gebra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Colegiado de Letras, área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa

Tatiara Ferranti

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará; Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade da Amazônia .

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Publicado

2015-02-23

Como Citar

Gebra, F. de M., & Ferranti, T. (2015). MARINA COLASANTI E OS CONTOS DE FADA NA PÓS-MODERNIDADE. Revista Literatura Em Debate, 8(14), 23–46. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1442