PROFESSORES E PANDEMIA: O MESMO E O DIFERENTE NA PROFISSÃO

Autores

  • Fabíola Ponzoni Balzan UNIDEAU FSG

Palavras-chave:

Profissão professor. Docência na pandemia. Curso de Pedagogia. Análise de Discurso.

Resumo

Neste artigo, problematizamos o tema da docência na pandemia. Tomamos, para análise discursiva, pronunciamentos feitos pelas estudantes de um curso presencial noturno de Pedagogia, as quais atuam em turmas da Educação Básica, a partir da questão o que é ser professor em tempos de pandemia. O desenho da pesquisa foi construído tendo em vista a perspectiva qualitativa. O suporte teórico é a Análise de Discurso materialista. Propondo diálogos com a área da Educação, buscamos significar o professor e a profissão atualmente, com fundamentação em autores dessa área, considerando as transformações contemporâneas determinadas pelas tecnologias de comunicação e da informação e, em especial, o ensino remoto síncrono e assíncrono. O corpus empírico compreendeu entrevistas semiestruturadas para a constituição do corpus analítico. A análise mostrou efeitos de sentido interpretados que perpassam paráfrases e polissemias em relação ao professor e a sua profissão em contexto pandêmico.

Biografia do Autor

Fabíola Ponzoni Balzan, UNIDEAU FSG

Professora do Centro Universitário UNIDEAU e do Centro Universitário FSG.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Balzan, F. P. (2021). PROFESSORES E PANDEMIA: O MESMO E O DIFERENTE NA PROFISSÃO. Revista Língua&Literatura, 23(42), 31–47. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3962