Um esboço acerca do léxico em enunciação: concepção e conseqüências pedagógicas para o ensino fundamental
Resumo
Este trabalho apresenta um esboço do ensino do léxico da língua portuguesa conforme a Teoria da Enunciação de Benveniste. Este
objetivo é alcançado pela investigação de conceitos de léxico, derivação e enunciação na teoria mencionada. A seguir é desenvolvido um procedimento a ser aplicado para alunos do ensino fundamental para medir as contribuições de uma perspectiva da enunciação do léxico no ensino. A principal conclusão é que quanto mais
situações reais não proporcionadas para ensinar o léxico mais os alunos apreendem seu significado. Então, uma perspectiva de ensino de enunciação pode ser enfatizada para os alunos.
objetivo é alcançado pela investigação de conceitos de léxico, derivação e enunciação na teoria mencionada. A seguir é desenvolvido um procedimento a ser aplicado para alunos do ensino fundamental para medir as contribuições de uma perspectiva da enunciação do léxico no ensino. A principal conclusão é que quanto mais
situações reais não proporcionadas para ensinar o léxico mais os alunos apreendem seu significado. Então, uma perspectiva de ensino de enunciação pode ser enfatizada para os alunos.
Texto completo:
PDF PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
![](/ojs/public/site/images/root/bnv.png)
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/3.0/88x31.png)
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X
![Resultado de imagem para logo diadorim](http://diadorim.ibict.br/image/DiadorimQ2.png)