ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO

Rhafaela Rico Bertolino Beriula, Tânia Pitombo de Oliveira

Resumo


Ao buscar refletir sobre uma perspectiva histórica, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise discursiva sobre a constituição da educação de adultos e os sentidos de cidadania e do sujeito analfabeto durante a construção sócio-histórico-jurídico e ideológica do Período Imperial. Para tanto, ancora-se na área disciplinar da Análise de Discurso materialista histórica que procura descrever, interpretar e analisar os discursos afetados pelos sentidos sócio-histórico-jurídico e ideológicos que permeiam sujeitos, arquivos e a linguagem. A análise discursiva deste trabalho aponta que a educação de adultos no Período Imperial é relacionada em paráfrase com o termo filantropia e, os sentidos de analfabeto perpassam discursos de preconceito que movimentam sentidos – inscritos nos arquivos jurídicos educacionais da época – na área da educação e da cidadania.


Palavras-chave


Educação de adultos; Analfabeto; Período Imperial; Análise de Discurso.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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