O RAP EM PERFORMANCE RESISTINDO À COLONIALIDADE NO BRASIL: OS BRÔ MC'S

Autores

  • Sofia Robin Ávila da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Conte Universidade Feevale.
  • Ana Lúcia Liberato Tettamanzy Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Literatura indígena, Sujeito, Manifestações Culturais.

Resumo

Este estudo acerca-se da produção dos Brô MC's, um grupo de rappers Guarani-Kaiowá, com o intuito de compartilhar uma perspectiva que sugere a experimentação das performances em vídeo dos Brô como uma possibilidade de compreender o caráter crítico e intercultural das produções de sujeitos de diferentes povos originários no Brasil.

Biografia do Autor

Sofia Robin Ávila da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Estudos Literários Aplicados pela na UFRGS, pesquisadora do grupo de pesquisa "Letras e vozes anticoloniais" e participante do grupo de contadoras de histórias "Quem Conta um Conto". Bolsista CAPES.

Daniel Conte, Universidade Feevale.

Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana (2008). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor permanente e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras. Professor convidado no PPG-Let UFRGS.

Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras - Área Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Projeto de Pesquisa "Letras e vozes anticoloniais".

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Ávila da Silva, S. R., Conte, D., & Liberato Tettamanzy, A. L. (2018). O RAP EM PERFORMANCE RESISTINDO À COLONIALIDADE NO BRASIL: OS BRÔ MC’S. Revista Língua&Literatura, 19(33), 192–207. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2616