CONTRIBUIÇÕES DE BENNO SANDER PARA A AVALIAÇÃO DA GESTÃO EM SAÚDE

Claudia Fleming Colussi, Sérgio Fernando Torres de Freitas, Maria Cristina Marino Calvo, Douglas Francisco Kovaleski

Resumo


O artigo tem por objetivo introduzir o referencial teórico de Benno Sander, da Administração da Educação, adaptado à SaúdeColetiva. O enfoque dado pelo autor distancia-se da administração comercial para colocar ênfase no componente humano da gestão. Benno Sander trabalha com base no Paradigma Multidimensional de Análise de Sistemas Educacionais construído por pesquisadores da Universidade de Brasília e da Universidade Federal Fluminense, com estudos publicados nas décadas de 70 e 80. O paradigma multidimensional é constituído de quatro dimensões heurísticas ou ideais: duas são substantivas, a humana e a sociopolítica; e duas são instrumentais, a pedagógica e a econômica. As dimensões instrumentais (eficiência e eficácia) devem ser reguladas pelas substantivas (efetividade e relevância). As discussões aqui apresentadas buscam contribuir com novas perspectivas para a avaliação em saúde, introduzir o conceito de relevância como critério-chave para a gestão em políticas públicas de saúde, e apresentar outra conceituação para eficácia e efetividade.

Palavras-chave


Avaliação em saúde. Gestão em saúde. Relevância

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ISSN 2317-6075