DOR TORÁCICA NO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: PERCEPÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO PACIENTE FRENTE À SENSAÇÃO DE MORTE IMINENTE

Tiago Luan Labres de Freitas, Marisa Basegio Carretta, Tainá Samile Pesente, JAQUELINE PICCOLI KORB, RAMIRO BARCOS NUNES

Resumo


Objetivo: Desvelar o significado da dor torácica no paciente infartado, bem como caracterizar as sensações, sentimentos e percepções oriundos da dor torácica causada pelo Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) frente à sensação de morte possível de ser vivenciada neste momento.

Método: Pesquisa com delineamento qualitativo descritivo exploratório, tendo como cenário a Unidade de Hemodinâmica do Hospital da Cidade de Passo Fundo. Como sujeitos da pesquisa, foram entrevistados 10 pacientes acometidos pelo IAM e que passaram por procedimento de angioplastia transluminal percutânea. O estudo contou com o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise e apresentação dos dados.

Resultados: O estudo foi composto por 6 homens e 4 mulheres, com idades entre 40 à 74 anos. No que tange a religiosidade, 9 eram católicos e 1 evangélico.  A maior prevalência de doenças de base foi Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Dislipidemias. Os resultados mostraram que de forma unânime os pacientes apontaram que pensavam que o desfecho daquele quadro seria a morte, frente a nunca terem vivenciado um momento como aquele.

Conclusões: Com este estudo, pode-se ter uma ampla visão do que o  assunto pode trazer na vida do paciente. O forte simbolismo que o coração emprega na vida social, cultural e religiosa da população faz com que o IAM traga a tona sentimentos de medo e angústia que levam a sensação de morte iminente, frente à impressão de que o órgão principal da vida está entrando em falência.


Palavras-chave


CARDIOLOGIA; MORTE; MORRER, INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6075