GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BEBIDAS.

CLEOMAR MARCOS FABRIZIO, Luciane Ferreira Franzmann, Thais Fiametti Pedretti Ramos

Resumo


A complexidade do mundo dos negócios exige cada vez mais uma aproximação das organizações com seus mercados, desta forma este trabalho aborda a Gestão de Marketing numa  indústria e comércio de bebidas, sendo uma marca popularmente conhecida.  Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com os clientes e distribuidores para um levantamento de dados para analisar as percepções dos mesmos quanto a performance mercadológica da empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários primeiramente com os clientes finais para saber a qualidade do produto;  e após com os distribuidores para avaliar qualidade dos serviços; e após sugerir ações de marketing para melhorar o desempenho do produto nos pontos de venda. A pesquisa proporcionou à organização uma visão do que o consumidor final e seus distribuidores relatam sobre seus produtos e serviços,  e assim facilitou ações estratégicas de marketing para a consolidação no mercado.


Palavras-chave


Gestão de Marketing, Qualidade de Produtos e Serviços, Estratégia Mercadológica.

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ISSN 2317-6083