POR UMA QUESTÃO DE (DES)ORDEM: O PROGRESSO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – PODEMOS APRENDER COM O BURRINHO PEDRÊS?

Cláudia Ernst, José Luis Bolzan de Morais

Resumo


A presente escrita, tangenciando a escrita literária, visa apresentar uma reflexão acerca da sociedade contemporânea, afetada pelos avanços científicos na área tecnológica, priorizando a questão da linguagem. Para a pesquisa, utiliza-se o método fenomenológico, hipotético-dedutivo, com abordagem técnica e bibliográfica. Através desse aparato teórico-metodológico, observa-se que a tecnologia da informação, embora colabore, de forma significativa, para o avanço da ciência, pode afetar os processos de construção das subjetividades no mundo contemporâneo com consequências (im)previstas no âmbito da comunicação entre os seres humanos na esfera privada e na esfera pública. Conclui-se que, havendo riscos no uso indiscriminado da tecnologia, que, pautada por algoritmos, informa (ou cria) as necessidades de seus usuários, o trabalho de resguardo pelos seus direitos pode (e deve) ser realizado pelo Estado.

Palavras-chave


Tecnologia; Progresso científico; Estado.

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